• para guardar na geladeira / Receitas

    A beleza das folhas branqueadas

    Sabe aquelas cores vibrantes que os vegetais apresentam nos restaurantes que, por mais que você tente, não consegue deixar igual em casa? O segredo é usar a técnica do branqueamento!

    Ao contrário do que o nome sugere, esse processo impõe cor mais viva aos vegetais e mantém os nutrientes que normalmente se perderiam no processo de cozimento. O branqueamento amolece e incha os tecidos das folhas, então essa técnica é uma das maneiras mais eficazes de conservar os nutrientes por muito mais tempo, especialmente se você tiver necessidade de congelar alimentos.

    Primeiramente, retire cascas, sementes ou partes machucadas. Em uma panela alta, ponha água limpa para ferver. Enquanto isso, coloque outro tanto de água gelada num tabuleiro, adicione gelo e reserve.

    Quando a água da panela estiver borbulhando, mergulhe os legumes e deixe aferventar por 2 a 3 minutos. Com uma escumadeira ou espátula, retire-os da água e imediatamente e os mergulhe no tabuleiro com gelo até resfriarem – isso evita que continuem cozinhando e fiquem moles demais.

    Vá repetindo esse processo até ‘branquear’ toda a quantidade desejada e reserve.

    Se for necessário, coloque mais gelo na água para ficar bem fria.

     

    Fácil fácil, né?

    Amo pensar que tudo na cozinha é arte de transformação. Uma técnica tão simples, que requer apenas água em diferentes temperaturas, muda completamente o resultado de um prato.

    Servi a folha que mostro no vídeo com cogumelos puxados no azeite no café da manhã do último Cozinha Da Terra, meu curso de culinária, e os alunos ficaram surpreendidos com a simplicidade e sabor!

    Aqui tem uma receita de rolinhos de uva recheados com cogumelos bem temperados.

  • You may also like

    Pin It on Pinterest

    Share This
    Entrar na lista de espera Inscreva seu e-mail para receber um aviso quando o produto entrar no estoque!