O branqueamento é um processo térmico bem pá pum que consiste em mergulhar um vegetal na água fervente por poucos instantes e depois dar um choque na água fria.
Ele serve para conferir mais cor, portanto o contrário do que o nome pode sugerir (abro um parêntese para dizer que acho esse nome terrível, não dá pra esquecer do racismo que assola nosso país).
Voltando ao assunto: essa técnica é uma das maneiras mais eficazes de conservar os nutrientes por muito mais tempo se você tiver necessidade de congelar alimentos.
O branqueamento amolece e incha os tecidos da folha, o que garantiu uma massa mais uniforme pro meu rolinho. Por isso a textura mudou e ouso dizer que algumas folhas amargas ficam até mais gostosas depois de passar por esse processo. Teste e me conte!
Fácil fácil, né?
Amo pensar que tudo na cozinha é arte de transformação. Uma técnica tão simples, que requer apenas água em diferentes temperaturas, muda completamente o resultado de um prato. Bruxaria das boas.
Servi a folha que mostro no vídeo com cogumelos puxados no azeite no café da manhã do último Cozinha Da Terra, meu curso de culinária, e os alunos ficaram surpreendidos com a simplicidade e sabor! Também amo usar taioba branqueada para fazer uma trouxinha de arroz com vegetais bem temperados. Isso me lembra comida da roça, que abraça por dentro.
A couve, por exemplo, fica campeã depois de branqueada. Eu gosto de usar ela para servir com patês, e nessas horas juro que nem lembro que pão existe.
No Comments