• pratos principais / Receitas

    Angu mole com cogumelos salteados (polenta mole)

    Há dois meses perguntei nas redes sociais da vida qual é a comida que mais balança coraçõezinhos e a maior parte das pessoas respondeu angu! Por aqui digo o mesmo, cresci comendo o angu que minha mãe fazia. Quando sobrava, ela fritava e era uma alegria sem fim morder aqueles nacos duros bem temperados, dava até disputa pelos mais tostadinhos.

    É claro que a maioria dos belorizontinos que me segue tem grande responsabilidade pelo resultado dessa pesquisa afetiva, mas como teve gente até do Pará perguntando como se faz, vim trazer uma receita simples de angu mole com cogumelos, que fiz com uma base de ervas aromáticas e fubá de milho crioulo. Perfumou a casa inteira!

    Ingredientes para 2 pessoas

    1 xícara de fubá de boa qualidade
    200g de cogumelos
    Azeite extravirgem
    1 cl. (café) de cúrcuma
    1 cl. (sopa) de sal
    Especiarias a gosto (pimenta do reino, açafrão da terra, cominho…)
    1 litro de água filtrada
    Ervas frescas, talos e cascas a gosto (use o que estiver à disposição, como casca de beterraba, cenoura, alho poró, salsão, aipo, erva doce, cebolinha, salsinha e por aí vai…)

    Como fazer o caldo vegetal

    Coloque as ervas, talos e cascas para ferver na água filtrada com as especiarias e o sal até soltar cheiro e cor. Coe, descarte os sólidos e reserve a água temperada.

    Como preparar os cogumelos

    Aqueça uma frigideira antiaderente e adicione um fio de azeite. Coloque os cogumelos, adicione o açafrão da terra e o sal e deixe dourar de ambos os lados. Reserve.

    Como fazer o angu mole

    Use 1 copo do caldo vegetal para dissolver 1/2 do fubá (essa liga vai evitar a formação de grumos). Reserve.

    Aqueça o caldo vegetal e despeje essa liga que você acabou de fazer. Mexa sem parar e adicione aos poucos o restante do fubá. Quando ele atingir o ponto desejado, depois de mais ou menos vinte minutos de cozimento, ajuste o sal se for necessário e sirva com os cogumelos por cima. Na foto, finalizei com alho social da minha horta, uma folha muito especial parecida com nirá e azeite.

    Fotos da @nanirodrigues do @brejo.co 🌽

  • You may also like

    No Comments

    Leave a Reply

    Pin It on Pinterest

    Share This