• Receitas

    Café com leite de coco e cardamomo

    Minha bebida preferida é o leite de coco (quem acompanha meu trabalho de perto sabe bem, hahahaha!), e uma das descobertas mais felizes do ano foi combiná-lo com café, noz moscada e cardamomo.

    Não poderia deixar de contar uma coisa que me disseram faz tempo: os gregos esfregavam cardamomo nos dentes para “escovar” e faz todo sentido, pois as sementinhas que ficam dentro da baga verde têm mesmo um cheirinho refrescante.

    Como elas são ótimas para a digestão, também mastigo as sementinhas quando o estômago dói (aprendi isso com a minha amiga maravilhosa @brunamartaf, que em 2018 dava cursos junto comigo. A péssima notícia é que o cardamomo é uma especiaria cara. Aqui em Belo Horizonte a média de preço é R$80 o quilo, mas já teve gente me contando que achou por quase R$200, um horror. Por isso, gosto de usar essas sementes com parcimônia, até por que são bem marcantes, então não faz sentido usar várias de uma vez só. É algo pontual, sabe?

    Café com cardamomo

    ½ xícara de café coado
    ½ xícara de leite de coco fresco
    1 pontinha de noz moscada ralada na hora
    Sementes de 1 baga de cardamomo (ou uma pitadinha de cardamomo em pó)

    Preciso fonfessar: faço um litro de leite de coco e deixo na geladeira como um presente para a Carolina do futuro. Depois, na hora de fazer a bebida que convoca força extra para manter a fé na humanidade, repouso as especiarias no leite de coco enquanto coo o café, assim elas têm oportunidade de brotar o aroma. Para finalizar, despejo ali o café quente e vou sorvendo entre um respiro e outro pela manhã, enquanto. Fidel, o cãozinho que me domesticou – e não o contrário, se aninha na minha perna pedindo carinho.

    Outra infusão, para os dias em que bater tristeza de doer a barriga

    Ingredientes para 1 xícara

    2 bagas de cardamomo inteiras (abra para o aroma soltar mais facilmente, mas não deixe de usar a casca verde)
    1 cl. (sopa) de casca de gengibre, gengibre em pó ou 1 pedacinho pequeno de gengibre
    200ml de água filtrada

    Como fazer

    Aqueça a água até quase borbulhar. Desligue o fogo, adicione os ingredientes, cubra com um pano e deixe em infusão por dois minutos.

    Coe e sirva em seguida.


    A foto é da @laradias.

  • You may also like

    No Comments

    Leave a Reply

    Pin It on Pinterest

    Share This
    Entrar na lista de espera Inscreva seu e-mail para receber um aviso quando o produto entrar no estoque :)