• comidinhas

    Chucrute

    Adotei fermentados na vida e todos os dias como um cadinho. Mas evito comer muito pois descobri, a duras penas, que eles podem superpopular nosso intestino com todas as bactérias do bem que ficam ali e inchar bastante a barriga hahaha. Vá com calma, pois é apaixonante!

    Aliás, o filme Capitão Fantástico, um dos meus preferidos, mostra a cozinha do personagem principal em certo momento e dá pra ver direitinho os fermentados ali presentes. Aqui você encontra uma receita de panqueca de aveia fermentada, tão simples quanto esse chucrute.

    Ingredientes 

    1 repolho roxo médio

    2 cl. (sopa) de sal

    1 pote de vidro com tampa que vede bem higienizado

    Especiarias (opcional)

    Instruções

    Lave e corte o repolho em tiras finas e acrescente o sal.

    Amasse com as mãos até o repolho ficar macio e bem murcho e soltar bastante água.

    Coloque todo o conteúdo num pote (inclusive a água que soltou), aperte bem com a ajuda de uma colher e certifique-se de deixar um dedo de espaço entre o conteúdo e a tampa.

    Deixe descansar por 3 dias com a tampa semi aberta e vá apertando com uma colher limpa todos os dias pela manhã, para o conteúdo ficar sempre imerso na água. 

    Depois desses 3 dias, aperte bem a tampa, aguarde mais 3 dias e já pode consumir. Gosto de temperar saladas com o chucrute ou comer no meio da comida mesmo.

    De preferência conserve na geladeira.

  • You may also like

    Pin It on Pinterest

    Share This