“Vão fazê um arroz alhudim hoje?”
Tempero é uma coisa engraçada: aqui em Minas Gerais existe um costume de se colocar alho em muitas preparações (para não generalizar e dizer em todas). Só de sentir o cheiro de alho refogando já imagino a tradicional duplinha feijão&arroz bem “alhuda”, um desbunde!
Uma conserva de alho simples demais
Costumo comprar 1kg de alho descascado, lavar bem e jogar no processador por alguns segundos. Se você não tiver esse equipamento, pode ficar na faca mesmo. Depois, guardo num pote coberto com óleo vegetal dentro da geladeira. Geralmente uso o óleo de girassol, pode ser o de soja. À medida em que vou usando o alho, completo o pote com mais óleo, para não oxidar e ficar com aquele gosto rançoso terrível.
Para variar um pouco essa receita, às vezes coloco um talo de alho poró junto, como na foto. Também vale adicionar gengibre e pimenta dedo de moça, além de ervas frescas e especiarias. Na foto, o alho tá acompanhado de salsinha e nirá.
Minha mãe adiciona sal para conservar ainda mais, mas não vejo necessidade, já que prefiro salgar a comida na hora, para garantir que vou acertar o tempero. A verdade é que não existe jeito certo e cada um conserva o alho como prefere.
Alho em excesso faz mal?
Uma coisa que quase ninguém sabe é que a família botânica aliáceos (cebolinha, alho poró, cebola, nirá e chalotas) agitam a mente. Aprendi isso estudando Ayurveda e percebi na prática que alguns ingredientes agitam mesmo meu corpo, por isso deixei de consumi-los todos os dias, especialmente no período noturno. Não é à toa que os yogis evitam alho e cebola: segundo essa turma, tais ingredientes ativam a “paixão”, o que atrapalha a meditar.
Teve uma vez que empolguei tacando alho e gengibre em tudo, depois é que fui perceber o tanto que isso estava influenciando meu sono, cheguei a ter noites muito mal dormidas. Fico realmente fascinada com o tanto de coisas que um único pedacinho de ingrediente pode causar no nosso corpo quando a gente consome em excesso.
Fotos por @taiobabrava, pelos olhos da @luizabongir
Autopropaganda honesta
Consultoria de Planejamento Alimentar: vem se organizar comigo!
Livro digital Me Tempera Que eu Gosto, para aprender a secar ervas e a usar especiarias (conta com receitas)
Aula particular sobre fermentação de vegetais: te conto tudo sobre essa delícia!
Livro digital Para Começar a Curtir: Fermentação de Vegetais
No Comentários