• Receitas

    Conserva de alho cru

    “Vão fazê um arroz alhudim hoje?”

    Tempero é uma coisa engraçada, né? Aqui em Minas Gerais existe um costume de se colocar alho em muitas preparações (para não generalizar e dizer todas). Só de sentir o cheiro de alho refogando já imagino a tradicional duplinha feijão&arroz bem “alhuda”, um desbunde!

    No dia a dia, eu simplesmente processo o alho cru e depois guardo num pote coberto com óleo de girassol dentro da geladeira. Vou usando e completando com o óleo, para não oxidar e ficar com aquele gosto rançoso terrível.

    Para variar um pouco essa receita, às vezes coloco um talo de alho poró junto, como na foto. Também vale adicionar gengibre e pimenta dedo de moça, além de ervas frescas e especiarias.

    Minha mãe adiciona sal para conservar ainda mais, mas não vejo necessidade, pois faço pouca quantidade a cada vez já que prefiro salgar a comida na hora, para garantir que vou acertar o tempero. A verdade é que não existe jeito certo e cada um conserva o alho como pode!

    Alho em excesso faz mal?

    Mas a coisa que quase ninguém sabe é que a família botânica aliáceos (cebolinha, alho poró, cebola, nirá e chalotas) agitam a mente. Aprendi isso estudando Ayurveda e percebi que alguns ingredientes agitam mesmo meu corpo, por isso deixei de consumi-los todos os dias, especialmente no período noturno. Não é à toa que os yogis evitam alho e cebola: segundo essa turma, tais ingredientes ativam a “paixão”, o que atrapalha a meditar.

    Teve uma vez que empolguei tacando gengibre em tudo, depois é que fui perceber o tanto que isso estava influenciando meu sono, cheguei a ter noites muito mal dormidas…

    Acho importante olhar para os alimentos a partir dessa perspectiva, fico realmente fascinada com o tanto de coisas que um único pedacinho de ingrediente pode causar no nosso corpo quando a gente consome em excesso. Já parou para reparar se tem algum que você come todos os dias?


    Fotos por @taiobabrava, pelos olhos da @luizabongir

  • You may also like

    No Comments

    Leave a Reply

    Pin It on Pinterest

    Share This
    Entrar na lista de espera Inscreva seu e-mail para receber um aviso quando o produto entrar no estoque :)