Tomo muito cuidado para não romantizar a cozinha pois conto com várias coisas que me animam bastante na hora de mexer as panelas: gosto de testar coisas novas, ganho ingredientes, me interesso pelo assunto e, principalmente, divido tarefas domésticas (todas) de forma igualitária com o Daniel, meu companheiro. Mas não é assim que acontece na casa da maior parte das pessoas, ainda mais se estivermos falando de relações hétero.
Não se deixem enganar, mulheres, é muito fácil absorver o discurso machista que paira sobre a divisão de tarefas: não estaremos ao lado de homens feministas só por que eles “ajudam” a lavar vasilha (quando lavam) ou vão ao mercado e voltam com pão para o lanche, pois existe muito a ser feito quando estamos falando de cozinhar em casa.
Ando completamente exausta de ver homem feministo pregando de desconstruído na internet. A carga mental que vem da cozinha é gigante: ela passa por consultar o que falta na despensa, listar ingredientes, planejar o cardápio, comprar, fazer, servir, limpar e já pensar também o que será servido na próxima refeição.
Quando eu e Dani juntamos as trouxinhas, custamos a entender a dinâmica da casa. Aos poucos fomos sentindo o que funcionava melhor, tivemos que fazer trocentos ajustes até a coisa desembolar de verdade, e essa construção recíproca, que continua sendo ajustada todo dia, só acontece quando homens estão dispostos a sair de um lugar de privilégio.
Foto da amiga @luizabongir
As conversas nessas horas são fundamentais. Desabafem, fiquem bravas e batam o pé se for preciso! Nunca, mas nunca mesmo, tenham medo de estabelecer limites, pois não dá mais para ser coach-mãe de macho, viu?
Agora um recado aos homens: sigamos juntos, não esperem pedidos de “ajuda”, sempre é tempo de melhorar. Tomem frente das coisas, dá um tesão danado!
Sobre o creme de beterraba
A sugestão que deixo para o jantar de hoje é um creme de beterraba bonito de ver e simples de fazer. Para assegurar a cor, a beterraba tem que entrar crua na receita, pois se cozida a cor acaba ficando na água.
Ingredientes para 2 pessoas
2 beterrabas com a casca (crua)
3 inhames médios cozidos e descascados
Sal a gosto (cerca de 1 cl. de sopa)
Especiarias a gosto (semente de coentro macerada e um pouquinho de açafrão da terra, também conhecido como cúrcuma, são ótimas opções)
Como fazer
Bata tudo no liquidificador até virar um creme bem homogêneo. Se for preciso, adicione um pouquinho de água filtrada até chegar no ponto desejado.
Volte ao fogo para aquecer.
Corrija o sal, se necessário, e sirva em seguida, de preferência com sementes por cima, para ficar com uma textura bem gostosa.
No Comments