Cozinha para um
Amor, pra mim, começa dentro. Ele se traduz, por exemplo, nesse creme de inhame feito com leite de coco fresco e perfumado com pimenta rosa, que cozinho para mim mesma num dia duro.
Ligo o radinho com uma música gostosa enquanto coloco três inhames inteiros numa panela com água o suficiente para cobrir e mais uma pitada de sal, enfio o coco seco (depois de extrair sua água) no forno, para que asse até rachar a casca e também para ganhar um toque defumado – a verdade é que costumo abrir logo uns 8 de uma vez, para congelar pro meu eu do futuro.
Espero a água e o fogo fazerem seu trabalho, e nesse intervalo preparo uma infusão de flores de lavanda para acalmar meu corpo. Tomo e espreito a calma. Quando o inhame enfim está cozido, escorro a água e reservo. Reservo também as culpas das tarefas não cumpridas que flutuam na minha cabeça. Após, coco devidamente assado, extraio a casca, bato com água morna até virar leite. Coo, separo o resíduo e já antevejo o biscoito de coco com anis estrelado que farei com ele amanhã para o café. Sorrio, recuperando aos poucos um sentimento de leveza.
Voltando ao creme: bato o inhame com um copo de leite de coco, ajusto o sal, coloco tudo na panela e deixo o sabor apurar. Um punhado de pimenta rosa já é suficiente na hora de servir. Inalo o cheiro fresco imaginando a Aroeira que permitiu a pimenta chegar à mesa.
No dia de hoje, desejo que possamos olhar pra nós mesmos com os mesmos olhos de amor que olhamos para os outros.
Variações da receita
O inhame é um tubérculo democrático fácil de encontrar em muitos lugares pelo Brasil afora. O leite de coco, que é o outro ingrediente da receita, pode ser substituído por qualquer outro leite vegetal. Aqui você encontra a receita do leite de amêndoas. Já nesse aqui tem receita de creme de castanha de caju.
Resolvi fazer com coco pois ele dá um toque mais aveludado e adocicado ao creme. Conforto puro para os dias frios!
Ingredientes para um creme que serve 2 pessoas
3 inhames médios
1 copo de leite de coco fresco ou outro leite vegetal de sua preferência
1 cl. (sopa) de azeite (opcional)
2 cl. (café) de sal
Especiarias a gosto (moí num pilão um mini pedacinho de noz moscada e 4 sementinhas de coentro)
1 cl (chá) de pimenta-rosa para finalizar
Como fazer
Cozinhe o inhame com a casca e tudo numa panela com água salgada (colocar uma colher de chá de sal), até ficar bem macio.
Agora é só extrair a casca e bater tudo no liquidificador (exceto a pimenta rosa, que vai entrar no final) até ficar homogêneo – caso queira, até a casca do inhame pode entrar no meio, a única interferência no resultado final será uma leve mudança na cor do creme.
Polvilhe a pimenta rosa por cima, volte o conteúdo para a panela para esquentar tudo e ajuste o sal se necessário. Se quiser, pode adicionar azeite.
Sirva em seguida.
Fotos do post por @diniloris, que captou com suas lentes a luz doce que entrou pela janela enquanto eu cozinhava esse creme.
No Comments