• comidinhas / Receitas

    Creme de inhame

    Amor, pra mim, começa dentro. Ele se traduz, por exemplo, num creme de inhame com leite de coco fresco perfumado com pimenta rosa, que cozinho para mim mesma num dia duro.

    Ligo o jazz no radinho enquanto coloco três inhames inteiros numa panela com água o suficiente para cobrir mais uma pitada de sal, enfio o coco seco já sem sua água no forno, para que asse até rachar a casca e também para ganhar um toque defumado. Espero a água e o fogo fazerem seu trabalho, e nesse intervalo preparo uma infusão de flores de lavanda para acalmar meu corpo. Tomo e espreito calma. Quando o inhame enfim está cozido, escorro a água e reservo. Reservo também as culpas das tarefas não cumpridas que flutuam na minha cabeça. Após, coco devidamente assado, extraio a casca, bato com água morna até virar leite. Coo, extraio o resíduo e já antevejo o biscoito de coco com anis estrelado que farei com ele amanhã para o café. Sorrio, recuperando aos poucos um sentimento de leveza.

    Voltando ao creme: bato o inhame com um copo de leite de coco, ajusto o sal, coloco tudo na panela e deixo o sabor apurar até curar tristeza. Me orgulho da simplicidade do prato, que além de alimento é um ato de autoamor que traz energia vital. Um punhado de pimenta rosa já é suficiente na hora de servir. Inalo o cheiro fresco imaginando a Aroeira que permitiu a pimenta chegar à mesa. Como e agradeço.

    No dia de hoje, desejo que possamos olhar pra nós mesmos com os mesmos olhos de amor e compaixão que olhamos para os outros.

    Fotos do post por @diniloris, que captou com suas lentes a luz doce que entrou pela janela enquanto eu cozinhava esse creme.

    Um toque de autocuidado

    O inhame é conhecido pelo poder de aumentar a imunidade. Amo esse tubérculo democrático, que pode ser encontrado em muitos lugares pelo Brasil afora. O leite de coco, que é o outro ingrediente da receita, pode ser substituído por qualquer outro leite vegetal. Aqui você encontra a receita do leite de amêndoas.  Já nesse aqui tem receita de creme de castanha de caju.

    Resolvi fazer com coco pois ele dá um toque mais aveludado e adocicado ao creme. Conforto puro para os dias frios!

    Medidas certinhas para 2 pessoas

    3 inhames médios

    1 copo de leite de coco fresco ou outro leite vegetal de sua preferência

    1 cl. (sopa) de azeite (opcional)

    2 cl. (café) de sal

    Especiarias a gosto (moí num pilão um mini pedacinho de noz moscada e 4 sementinhas de coentro)

    1 cl (chá) de pimenta-rosa para finalizar

    Como fazer

     

    Cozinhe o inhame com a casca e tudo numa panela com água salgada (colocar uma colher de chá de sal), até ficar bem macio.

    Agora é só bater tudo no liquidificador (exceto a pimenta rosa, que vai entrar no final) até ficar homogêneo. Caso queira, até a casca do inhame pode entrar no meio, a única interferência no resultado final será uma leve mudança na cor do creme.

    Polvilhe a pimenta rosa por cima, volte o conteúdo para a panela para esquentar tudo e ajuste o sal se necessário.

    Sirva em seguida.

  • You may also like

    No Comments

    Leave a Reply

    Pin It on Pinterest

    Share This