• Receitas / Receitas veganas / Receitas vegetarianas

    Creme de leite vegano

    Para sair da rotina e substituir o creme de leite, que conta com um teor alto de gorduras e “açúcar do leite” (lactose),  hoje vim ensinar a fazer creme de castanha de caju, que pode ser usado em receitas doces e salgadas, como mousses, doces, pastas, etc. 

    Esse creme costuma durar 05 dias se conservado hermeticamente fechado na geladeira.

    Caso você não encontre castanhas cruas, não tem problema. Nesse caso, use as torradas e salgadas, bastando lavá-las bem para tirar todo o sal.

    Ingredientes para 1 litro

    2 xícaras de castanhas de caju cruas (sem sal e em seu estado natural)

    Água para cobrir as castanhas

    3 copos de água de beber morna (levar à panela e desligar o fogo antes de começar a formar bolhinhas)

    Pré-preparo

    Cubra as castanhas com água o suficiente e deixe de molho por pelo menos 6 horas ou até ficarem amolecidas. Se você tiver usado castanhas salgadas e torradas, comuns nas feiras e mercados, será necessário trocar a água duas vezes durante o período de demolho.

    Como fazer

    Escorra a água e bata as castanhas no liquidificador com a água morna até virar um creme homogêneo e está pronto!

    Vale temperar o creme de castanhas com sal e pimenta do reino moída na hora, para receitas salgadas, ou colocar temperinhos do seu gosto para as receitas doces.

    Curiosidade

    Com esse processo de demolho, além de deixar as castanhas macias o suficiente para serem processadas, o ácido fítico (fitato) é eliminado. Pra quem não sabe, esse ácido impede que nosso organismo absorva minerais como zinco e ferro.

    Gostou desse post? Deixe um comentário, curta e compartilhe com os amigos que têm intolerância à lactose ou não consomem produtos de origem animal!

    Aqui tem receita de leite de coco fresco, viu?

  • You may also like

    No Comments

    Leave a Reply

    Pin It on Pinterest

    Share This