• Chás

    A delícia da primavera e das flores comestíveis

    Sei que ninguém vai fazer revolução comendo comida de fada colorida e enfeitada com flores, mas também não faz mal nenhum adicionar flores comestíveis aos pratos e infusões, principalmente se elas estiverem dando sopa no nosso bairro, vai?

    Em homenagem à primavera que chega florescendo tudo, vim contar que cerca de 85% das flores são comestíveis, informação que até pouco tempo eu não sabia. Mas não é pra sair colocando tudo na boca antes de pesquisar, viu? Tem que achar uma fonte segura antes, principalmente em razão de tudo que vem do reino vegetal variar tanto o nome de região para região. No livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais”, dos autores Valdely Kinupp e Harri Lorenzi, dá para encontrar várias indicações e receitas.

    Flores comestíveis

    Vou citar algumas que são seguras para comer: ipê, mini rosas clássicas, calêndula, amor-perfeito, capuchinha, amor-perfeito de verão (torênia), borago, cravina, violeta de cheiro, prímulas, tulipa, petúnia, begônia, pétalas de girassol, e por aí vai. 

    É maravilhoso demais ver como elas podem ser crocantes, picantes, amargas ou suaves, nunca sei o que esperar! Tenho feito alguns testes aleatórios aqui em casa, outro dia coloquei flores até no café, bruxaria das boas, né? 

    Aqui tem uma receitinha ótima com flores de ipê. 

    Infusão para equilibrar o feminino

    Os chás e infusões habitam o imaginário da humanidade há séculos; e não é à toa: sorver goles de ervas e especiarias delicadamente combinadas é um exercício de “escuta” do aroma do mundo. Adoro criar novas misturas e brincar de resgatar memórias de infância através dos cheiros, pois vejo muita beleza em tirar um tempo para respirar e sentir meu coração enquanto preparo uma xícara de alguma mistura inusitada. A fragrância que os ingredientes soltam perfuma a casa e me prepara para um momento de carinho e autocuidado.

    A sálvia  a flor de jasmim são conhecidas como plantas que despertam o feminino que habita tanto em homens quanto em mulheres. Além disso, a sálvia tem efeito expectorante, controla os hormônios e,
    portanto, é indicada no período menstrual ou na menopausa. O abacaxi é diurético e foi adicionado para conferir uma doçura que ameniza o sabor pungente da sálvia.

    Ingredientes para 1 caneca

    300 mL de água filtrada
    1/2 xícara de casca de abacaxi
    3 flores de jasmim
    1 cl. (sopa) de folhas de sálvia-espanhola ou 1 gora de óleo essencial de sálvia

    Como fazer

    Adicione a uma panela a casca do abacaxi e deixe reduzir até a água ficar corada.

    Desligue o fogo, coloque a sálvia ou o óleo essencial de sálvia e misture.

    Sirva em seguida.

    E-book gratuito Chás e Infusões Essenciais

    Essa é uma das receitas do e-book que lancei com a Editora Laszlo, na mesma época em que lancei meu livro Cozinha Extrassensorial. 

    Se quiser mais infusões, baixa meu e-book gratuito aqui!

  • You may also like

    No Comments

    Leave a Reply

    Pin It on Pinterest

    Share This