• fermentados / Receitas

    Focaccia feita em dobras

    Minha amiga Nina Rocha me ensinou o modo de preparo dessa focaccia no começo da pandemia e perdi as contas de quantas vezes fiz, cada dia com ervas e temperos diferentes. Preciso dizer que a focaccia clássica não é desse jeitinho, mas como gosto de abrasileirar as receitas, bora lá:

    Ingredientes

    10g de fermento biológico ou 100g de levain reformado (no ponto para pão)
    1 cl. (sopa) de sal
    325ml de água (1 e 1/2 xícaras)
    500g de farinha de trigo
    1 cl. (sopa) de azeite para a massa
    3 cl. (sopa) de azeite para regar a massa na hora de assar

    Como fazer

    Coloque todos os ingredientes dentro de uma bacia (reservando apenas as 3 cl. de sopa de azeite) e misture bem até formar uma bola – ela não fica uniforme nesse primeiro momento. Não precisa sovar.

    Passada a primeira hora, comece a fazer as “dobras”: a ideia é inserir ar dentro da massa pra ela ficar alta depois de assada, então vá puxando as beiradas com mãos firmes e cole no centro (são pelo menos 5 pregas a cada dobra, sendo que faremos 3, no total).

    Depois de mais uma hora, repita o passo acima.

    Unte um tabuleiro com óleo ou azeite.

    Na última dobra, besunte suas mãos com o azeite, faça as dobras e leve a massa para o tabuleiro untado, esticando em direção às bordas do tabuleiro e tomando bastante cuidado para não retirar o ar de dentro dela.

    Deixe a massa descansar por mais meia hora.

    Agora pressione a massa contra o fundo do tabuleiro com os dedos das duas mãos bem abertos para fazer “buracos” (mas não é pra furar de verdade).

    Coloque por cima os ingredientes que quiser, desde que não sejam “molhados”. Exemplos: cogumelos, folhosas, cebolas, pimentas, ervas frescas ou secas, cebolas, alho, tofu ralado… Só não pode pesar a massa! Se quiser, polvilhe sal a gosto.

    Regue com as 3 cl. (sopa) de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos e asse por 45 minutos, na parte mais alta do forno.

    Por fim, deixe esfriar em cima da boca do fogão antes de comer, para a massa descansar. Bom apetite!


    Foto por @taiobabrava

  • You may also like

    No Comments

    Leave a Reply

    Pin It on Pinterest

    Share This
    Entrar na lista de espera Inscreva seu e-mail para receber um aviso quando o produto entrar no estoque!