• fermentados

    Manga fermentada

    Essa talvez seja a receita mais simples do mundo! Com as espécies de mangas menos cheias de fiapos fica ainda melhor, mas pode usar qualquer uma, tá?

    Higienize bem quantas mangas quiser, seque bem com um pano de prato, extraia as cascas e transfira a polpa para uma bacia.

    Vá apertando a polpa com as mãos até ficar bem desmanchada e formar uma pasta homogênea.

    Agora coloque a polpa dentro de um pote de vidro higienizado e aperte bem. Essa “apertada” serve para comprirmir e extrair ao máximo o oxigênio dentro do pote, para que a fermentação ocorra de forma anaeróbica (sem ar).

    A gente só precisa deixar um espaço de 2 dedos entre o conteúdo e a tampa para evitar que o conteúdo vaze ou o pote literalmente exploda (não precisa ter medo, é só não esquecer desse espaço de 2 dedos, tá?!).

    A fermentação também acontece dentro da geladeira!

    Quanto mais tempo a manga ficar dentro da geladeira, bem fechadinha, mais ácido o sabor. Vá experimentando e entenda o tempo ideal para você! O máximo de tempo que já deixei na geladeira: 30 dias.

    Como usar?

    Experimente a manga fermentada no lassi de manga.

    Caso queira fazer um “chutney”, frite bastante alho, cebola e pimenta, acrescente a manga, sal, ervas ou especiarias e mexa bastante até a polpa reduzir bem.

    A manga fermentada também entra nas geleias doces e outras preparações, como sucos, bolos e pães.


    E-book sobre fermentação de vegetais

    Aqui você pode comprar meu livro digital Para Começar a Curtir: Fermentação de Vegetais (R$34), que contém 18 receitas, poemas culinários, técnicas ilustradas e um FAQ (perguntas frequentes) para tirar todas as suas dúvidas sobre fermentação!


    Geleia de manga com maracujá: essa receita tem uma acidez ótima!

  • You may also like

    No Comments

    Leave a Reply

    Pin It on Pinterest

    Share This