• Receitas

    Creme branco vegetal

    Existem mil maneiras de fazer cremes e molhos brancos sem precisar usar creme de leite

    Na foto você vê berinjelas cortadas em tiras sobrepostas com camadas de cogumelos e cebolas em pétalas. Reguei com creme de tofu, assei em fogo médio por 40 minutos, o que resultou na formação dessa casquinha crocante que é de comer chorando de alegria.

     

    foto por @nanirodrigues, da @brejo.co

    Receitas de cremes brancos

    Não vou comunicar as medidas exatas pois tudo depende da quantidade de ingredientes que você tem, a ideia é ter autonomia para cozinhar um creme vegetal bem gostoso.

    Demolhe as oleaginosas pelo tempo que puder – o tempo de domolho não vai sacrificar a receita, vai dar certo mesmo assim. Há quem, por falta de tempo, simplesmente ferva as oleaginosas por 5 minutinhos, só pra elas amolecerem e ficarem mais homogêneas depois de batidas. Eu sempre prefiro um demolho longo, para ajudar na digestão e ficar com um aspecto liso.

    Na hora de bater no liquidificador, vá adicionando os líquidos aos poucos, experimente várias vezes, ajuste o sal aqui e ali e confie no processo:

    • creme de castanha suave, cremoso e levemente ácido: um punhado de castanha de caju demolhada por 12hs e lavada em água corrente, batida com água, suco de limão e sal
    • creme de castanha com mostarda: um punhado de castanha de caju demolhada por 12s e lavada em água corrente, batida com água, suco de limão, uma colher de sopa de sementes de mostarda e missô (pasta de soja fermentada)
    • creme de aveia: aveia – de preferência em flocos grossos, demolhada por pelo menos 12hs, batida com a água do demolho, sal, bastante azeite e temperos a gosto (fica ótimo com massas em geral, mas é preciso deixar ele cozinhando pelo menos por 5 minutos para engrossar)
    • molho de leite de coco: leite de coco batido com um inhame cozido e descascado, sal e azeite
    • creme de inhame: um inhame cozido e descascado batido com água, azeite, sal e cúrcuma (açafrão da terra)
    • creme de semente de girassol: um punhado de semente de girassol demolhada batida com leite de inhame, bastante azeite, sal e suco de limão
    • creme de tofu

    batatas assadas com creme de inhame. cúrcuma e leite de coco

    foto por @lu.ranieri

  • You may also like

    No Comments

    Leave a Reply

    Pin It on Pinterest

    Share This
    Entrar na lista de espera Inscreva seu e-mail para receber um aviso quando o produto entrar no estoque :)