• comidinhas / fermentados

    Pão de frigideira com descarte de levain

    Como todo mundo virou padeiro nessa pãodemia, resolvi trazer uma receita de pão de frigideira cujo ingrediente é apenas o “descarte” do levain, para ninguém mais jogar essa preciosidade fora. Ou seja, essa receita é para quem já está acostumado a lidar com o “levain”.

    Mas Carol, o que diabos é levain?

    Para quem não sabe, “levain” também é chamado de “massa mãe” ou “massa madre”, e nada mais é do que a mistura de farinha e água. Com o tempo, essa mistura se enche de microorganismos que fermentam a farinha e fazem crescer o pão.

    Se você é dessas pessoas que reviram os olhos de preguiça só de pensar em “levain” e quiser uma receita com fermento biológico, clica aqui.

    Inspiração para a receita

    Me inspirei na Carla, da @outracozinha, autora do blogue Outra Cozinha, que dia desses mostrou como fazer uma panqueca parecida com esse pão. Fiquei encasquetada com a genialidade dela e fiz alguns testes aqui em casa até chegar nessa receita que trago agora, cujo modo de fazer é um bocadinho diferente: mudei a textura e o tempo que o “descarte” fica fora da geladeira.

    Pré-preparo: fermentação da farinha

    Essa receita só fica boa se o levain estiver bem forte, cheio de bolhas vistosas.

    Para ativar o levain, você pega o pote que está forte na geladeira e transfere 2/3 do conteúdo para outro pote. Ou seja, ao invés de descartar essa parcela de 2/3, hoje você vai usar para fazer o pão de frigideira. Já aproveite para limentar o pote com 1/3, se for o caso, e voltar com ele para a geladeira, tá?

    O pote com o “descarte” (2/3) você deixa fora da geladeira por pelo menos 12 horas ou até dobrar de tamanho.

    Para mim, o azedinho é tão bom que nem faço questão de salgar. Se quiser, pode adicionar sal no seu pote e mexer, pois não vai atrapalhar a fermentação.

    Instruções

    Rendimento: 1 pote de 500ml com o “descarte” rende carca de 3 pães finos e crocantes.

    Despeje a massa numa frigideira untada e espalhe com a ajuda de uma colher. Deixe dourar em fogo baixíssimo até desgrudar do fundo.

    Depois vire, repita o processo e está pronto seu pão.

    Dicas extras

    • Se depois das 12hs de fermentação a massa ainda estiver bastante puxenta, difícil espalhar na frigideira, recomendo adicionar um pouquinho de água e ir mexendo até adquirir uma textura mais líquida.
    • Sobrou um restinho no fundo do pote? É só adicionar mais água e farinha (ou seja, “alimentar” essa massa) e esperar 12 horas para fazer o pão novamente.
    • Para espalhar a palavra do pão, doe potes já alimentados para seus vizinhos e ensine esta receita!

    olha essas bolhas formadas pelo gás carbônico, minha gente, que alegria!

  • You may also like

    Pin It on Pinterest

    Share This