• comidinhas

    Pesto de folhosas

    História do pesto

    O Pesto é um molho queridinho italiano, originário de Gênova. É composto tradicionalmente de folhas de manjericão basílico, pinolis, alho e sal, queijo Formaggio Grana ou Formaggio Pecorino, azeite extravigem de oliva, tudo moído no pilão. Tenho um livro que comprei na Itália que se chama “L´oracolo del Pesto”, publicado pela Editora “Edizione del Baldo”, que conta toda a história da importância do pesto para a Itália.

    Porém, estamos no Brasil, não temos pinoles e muitas vezes tampouco o manjericão basilico, peço licença aos meus quatro avós italianos, que vieram para nossas terras como refugiados, para trazer uma versão versão brasileira e vegana. 

    Usaremos castanhas de caju no lugar dos pinoles e as folhosas entram aqui em abundância. Se você tiver paciência e tempo para moer tudo no pilão, ótimo, mas eu tenho pouco tempo na correria do dia a dia, por isso bato tudo no processador mesmo hahaha!

    Ingredientes para 1 pote de cerca de 240ml

    Foto por @taiobabrava

    4 xic. de folhosas de sua preferência (vale couve, rúcula, azedinha, manjericão, ramas de cenoura e por aí vai)

    1 cl. (café) de sal

    1 dente de alho (para não amargar, tire aquele miolo que fica na parte de dentro do alho com a ajuda de uma faca. Basta cortar o dente de alho ao meio no meio e extrair!)

    1/2 xic. de azeite extravirgem

    1 xíc. de castanhas de caju (já usei outras oleaginosas quando não tinha castanha de caju)

    Instruções

    Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador até ficar homogêneo. Se preciso for, vá raspando as laterais durante o processo para garantir uma textura homogênea.

    Cubra com azeite e guarde na geladeira.

    Costuma durar pelo menos 10 dias se você sempre se lembrar de colocar um fio de azeite por cima para o pesto não oxidar.


    Gostou dessa receita para ter sempre em mãos? Talvez você curta usar a técnica que ensino aqui no post dos tomatinhos confitados.

  • You may also like

    3 Comentários

  • Hades - Ruler Of Underworld 18/05/2016 at 17:23

    Simplesmente magnifico!

  • Leave a Reply

    Pin It on Pinterest

    Share This