• pratos principais / Receitas

    Tom Kha Gai (sopa tailandesa)

    Sopa em dias quentes?

    Até entendo que em alguns estados as pessoas não estejam acostumadas a comer sopas, ensopados e cremes o ano todo, mas eu garanto que se você der uma chancezinha vai se pegar cozinhando essas maravilhas debaixo do sol quente.

    Se estiver calor demais, é só adicionar coentro, semente de coentro ou cebolinha para amenizar a sensação de afoguetamento e pronto (alô, nordeste!)

    Aliás, sempre defenderei comidas líquidas: elas facilitam a digestão, são super rápidas de fazer, acessíveis, saudáveis, sujam pouca vasilha e dão uma sensação de aconchego imbatível.

    Mas o que vim mesmo comentar sobre esse tipo de comida é o seguinte: toda vez que eu mostro nas redes sociais que estou comendo sopa numa das refeições principais recebo uma chuva de mensagens assim: “mas como você consegue parar em pé comendo só isso?”, “jurava que essas comidas eram pra forrar o estômago antes de dormir”, “você tá de dieta?”.

    Esses questionamentos são válidos, pois existe um mito de que pratos feitos somente com vegetais têm poucos nutrientes. Mas pensa aqui comigo: se fossem pouco nutritivos mesmo, por que então todo mundo dá sopa para bebês em fase de crescimento ou, melhor ainda, por que caçaríamos instintivamente uma sopinha quando adoecemos?

    A resposta é simples: fomos induzidos a acreditar que só pratos com carne alimentam de verdade, por isso os vegetais são pouco valorizados e nem sempre temperados com carinho.

    Se você torce o nariz para delícias líquidas, fica aqui algumas perguntas da tia louca das sopinhas: já experimentou acrescentar uma colherada de missô no final do cozimento? Ou, quem sabe, uma boa quantidade de tahine? Alguma vez chegou a fazer creme com um fundo de caldo vegetal de responsa? Já moeu especiarias para uma sopa específica ou fez questão de colocar ervas fresquinhas na hora de finalizar? E limão, já espremeu depois de servir? Um fio de azeite também cai bem, viu?

    Às vezes tudo que a gente precisa é parar de querer comer sempre as mesmas coisas e dar atenção de verdade para os vegetais!

    Sobre a receita original

    A receita original leva frango marinado no limão como ingrediente, portanto essa sopa também é conhecida como “chicken coconut soup”. Essa versão que trouxe hoje é vagana e leva leite de coco fresco, meu preferido!

    Ingredientes para 4 pessoas

    200ml leite de coco freco, de preferência
    300g de cogumelos paris cortados em duas partes
    Um pedaço (cerca de 10g) pequeno de gengibre picado
    3 dentes de alho picados
    2 pimentas dedo de moça picadas sem as sementes
    300g de tomate cereja cortado em dois
    Uma pitada de sal (adicione mais no final se for necessário)
    Um punhado de coentro picadinho a gosto (opcional)
    Um ramo de capim limão (opcional)

    Como fazer

    Ferva um litro de água, adicione todos os ingredientes, à exceção do tomate, cogumelos e leite de coco.

    Deixa reduzir por vinte minutos.

    Por fim, adicione o leite de coco, os cogumelos e os tomates e deixe ferver por mais cinco minutos e está prontinha! Sirva numa cumbuca e desfrute!


    A foto é da @diniloris e essa receita foi publicada pela primeira vez no meu livro, Cozinha Extrassensorial

  • You may also like

    Pin It on Pinterest

    Share This