A canjiquinha também é conhecida como “quirera de milho”, nada mais é que o milho triturado grosseiramente até se esfarelar completamente. Prefira os de moinho d’água. Neste vídeo, estou usando uma canjiquinha feita a partir do milho vermelho.
A canjiquinha cozinha lentamente, então o ponto principal é fazer um caldo vegetal de responsabilidade. Adoro caldo vegetal com alho poró, cebola, sal, pimenta e açafrão da terra. Basta colocar esses vegetais numa panela e deixar ferver até os cozinharem completamente. Vamos usar apenas o caldo para a receita. Reserve.
Numa outra panela, refogue uma cebola grande na gordura de sua preferência (uso azeite), adicione um pouco do caldo e em seguida a canjiquinha. Uma xícara rende uma porção suficiente para duas pessoas.
Vá adicionando conchadas de caldo com calma, para a canjiquinha absorver bastante sabor, sem perder o ponto. É bem parecido com a técnica de fazer risotos!
Gosto de uma textura al dente, mas o ponto é você que escolhe. Vá experimentando e salgando. Se precisar, ajuste os temperos e pronto!
Servi sobre uma cama de folha de bananeira.
Foto @lettsousa
No Comments