• sobremesas

    Bolo de chocolate

    Uma receita simples demais

    Essa a receita de bolo de chocolate não leva fermento, leite ou ovos, tampouco requer o uso de uma batedeira. Os ingredientes são simples, vegetais e democráticos! Em dias de festa, sirvo com uma calda especial de frutas vermelhas, como na foto. Mas já servi também com calda de chocolate batida com tahine e leite de coco.

    Descobri a receita assim: Nina Rocha (@ninarocha), amiga que muitas vezes divide as panelas comigo nas sextas-feiras, um dia fez para mim um bolo de chocolate de comer rezando, mal podia acreditar que os ingredientes, listados oralmente por ela na ocasião, eram tão simples. Eis que Nina me mandou um tuíte da @cuicadoida com a tal receita escrita de forma curta, sem muitas explicações. Fiz e deu muito certo:

     

    Tenho feito esse bolo há mais de um ano. De lá para cá, troquei a baunilha por extrato de cumaru (deixo as sementes amazônicas descansando dentro da cachaça por pelo menos um mês, e está pronto o extrato!) e testei a temperatura do forno até chegar no ponto que gosto: casca levemente durinha e interior molhado.

    Quando finalmente acertei a melhor versão, escrevi para a @choracuica e ela me contou que a receita é adaptação de um bolo americano “que o pessoal chama de “crazy cake” ou “depression cake”, em referência à Grande Depressão” que rolou nos Estados Unidos nos ano 1930. Na época, as pessoas passavam dificuldades financeiras, então os bolos tradicionais, feitos com ovos e leite, ficaram inacessíveis à maior parte da população. Quem diria que viraria um bolo versátil aclamado pelas pessoas veganas que convivem comigo <3

    Ingredientes para o bolo de chocolate

    3 xícaras de farinha de trigo

    2 xícaras de açúcar cristal (também testei com demerara, fica ótimo)

    1/2 xícara de cacau em pó 100% (pode usar um 50%, se preferir menos amargo)

    2 cl. (chá) de bicarbonato

    1 pitada de sal

    2/3 xícara de óleo de girassol

    2 cl. (chá de extrato de cumaru ou baunilha; ingrediente opcional)

    2 cl. (chá) de vinagre (gosto de usar o de arroz)

    2 xícaras de água

    Modo de fazer

    Pré-aqueça o forno a 180ºC por 10 minutos.

    Numa bacia, misture bem os ingredientes secos.

    Depois, acrescente os líquidos e misture novamente, até a massa ficar bem homogênea. Ela fica bem pesada e grossa, não se assuste!

    Leve ao forno por 40 minutos ou até enfiar um garfo e ele sair bem limpo.

    É fundamental esperar esfriar para desenformar.

    Calda de frutas vermelhas

    2 xícaras de frutas picadas (pode ser framboesa, cereja, morango, frutas silvestres…)

    1 xícara de chá de açúcar cristal ou demerara

    1 cl. (sopa) de óleo de coco

    Para fazer, leve o açúcar ao fogo baixo e espere derreter um pouco.  Adicione as frutas picadas e vá amassando com a ajuda de uma colher de pau. Quando reduzir até chegar num ponto que você considera bom para passar no bolo – tenha em mente que ela vai reduzir ainda mais depois de fria – adicione o óleo de coco para conferir um brilho extra. Desligue o fogo e aguarde esfriar.

    Se fizer o bolo e gostar, considere postar fotos e me marcar nas redes sociais 🙂


    A foto do post é da @taiobabrava

    Pós-produção da Marcela Dini (@marceladini)

    Produção artística da Maria Fernanda (@cozinha.ambua), que contribuiu decorando com a flor comestível lamparina chinesa, que eu adoro catar no jardim dela. O nome científico, a quem possa interessar: Abutilon striatum.

  • You may also like

    Pin It on Pinterest

    Share This
    Entrar na lista de espera Inscreva seu e-mail para receber um aviso quando o produto entrar no estoque!