Salve a mandioca!
Para minha alegria, no outono a mandioca começa a entrar na sua melhor época!
As cascas ficam mais fininhas, o interior mais macio, só alegria. É impossível falar de mandioca sem pensar na Neide Rigo, autora do blog “Come-se” e uma das nutricionistas e cozinheiras mais maravilhosas do universo culinário. Salve a Neide e “salve a mandioca”, como ela mesma diz! A boa notícia é que ela me autorizou a deixar aqui o link para baixar o e-book Mesa Farta No Semiárido, cheio de receitas maravilhosas! Se joga!
Ingredientes
800ml de óleo de girassol
1 mandioca fresca (não dá certo com mandioca congelada)
Sal a gosto para polvilhar na hora de servir
Intruções
Descasque e fatie a mandioca bem finamente com a ajuda de um mandoline ou uma faca afiada (paciência nesses cortes, quanto mais fina, melhor!).
Vá colocando tudo numa vasilha com água gelada para não escurecer e reserve.
Despeje 700ml de óleo de girassol numa panela bem alta e ligue o fogo.
Enquanto isso, vá secando as fatias com um guardanapo de pano e, quando a gordura estiver super quente, coloque a mandioca para fritar por imersão (faça um teste com uma fatia antes, pra ver se já tá quente o suficiente).
Depois é só escorrer o excesso de óleo, polvilhar sal ou a especiaria de sua preferência e servir em seguida.
Fica ultra crocante, sério!
Dica para descartar o óleo de girassol
Pelo amor da nossa senhora da reciclagem não vai descartar o óleo na pia, hein?
Reutilize ao máximo e, quando ele estiver no ponto do descarte, faça um belíssimo sabão em barra (receita da Carla Soares, uma querida, aqui) ou, se preferir, coloque numa garrafa pet e pesquise na sua cidade onde há um local apropriado para o descarte.
No Comments