Esse ceviche de cogumelos é uma adaptação de uma receita que me foi ensinada pela chef e amiga querida Hanna Soares. Ela é ideal para os dias de calor, pois é leve, bem cítrico e aromático.
Ingredientes para 2 porções fartas:
Fotos dessa receita pela minha hermana, @diniloris
1 cebola roxa fatiada em tiras bem fininhas
500ml de água gasosa bem gelada
4 espigas de milho cortadas em rodelas de 4cm
Pimenta dedo de moça bem picadinha a gosto
Suco de 2 tangerinas
Suco de 2 limões
Suco de 20g de gengibre ralado (espremer com as mãos)
700g de cogumelo paris frescos fatiados bem fininhos (use um mandolin ou uma faca bem afiada)
Sal a gosto
4 folhas de coentro picadíssimas
Como fazer o ceviche de cogumelos
Coloque o milho na panela de pressão com uma pitada de sal e bastante água para cozinhar até que fiquem macios, porém ainda firmes. Esse será o acompanhamento para o ceviche. Depois que o milho estiver cozido, escorra a água e reserve até que esfriem. Reserve.
Disponha a cebola numa vasilha, regue com a água gasosa para retirar toda a acidez e deixe descansar por vinte minutos.
Numa outra vasilha alta, misture o suco do gengibre, do limão e das tangerinas, adicione o sal, a pimenta e o coentro. Mexa bem e deposite os cogumelos, que vão desidratar com o tempo. Torne a mexer com cuidado a cada dez minutos para que o tempero adira bem.
Retire a cebola da águ, descarte a água e coloque as cebolas na mesma vasilha onde estão os cogumelos. Arrume as rodelas de milho por cima e leve à geladeira até que fique bem gelado.
Sirva em seguida.
Curiosidade ayuvérdica sobre a combinação cogumelo e gengibre
O gengibre é conhecido por ser um poderoso termogênico que dá uma ativada no corpo. Já os cogumelos, que são fungos, deixam o organismo lento se consumidos em excesso. Por isso mesmo a combinação cogumelo e gengibre é ótima, pois um ingrediente acaba medicando o outro!
1 Comment