• entradinhas / Receitas / Receitas veganas / Receitas vegetarianas

    Rolinhos

    Rolinho é um negócio tão bom, MAS TÃO BOM, que eu tenho até dificuldade de dizer o tanto que gosto. A receita da foto é podre de chique: leva nada menos que folhas de uvas frescas que comprei no mercadão de São Paulo por um precinho ótimo no dia que fui dar um curso nas terras paulistas. Recheei as beldades com cogumelos fresquinhos e orgânicos da Feira Livre (se você é paulista e não conhece essa Feira, pelo amor da deusa vá conhecer, é uma associação muito bacana que reúne produtos orgânicos. É de chorar de legal!). Se você optar por rechear com cogumelos, faça o possível para comprar orgânicos, pois existem cultivos desses fungos que levam índices absurdos de agrotóxicos. E como eles não podem ser lavados, a situação é delicada.

    Maaaaas, se você, como eu, não tem acesso sempre a tal folha de uva podre de chique ou aos cogus, saiba que o rolinho pode ser feito com taioba ou couve, por exemplo, e ser recheado como você quiser.

    Foto da @laradias

    Ingredientes

    Essa receita é facinha, por isso não vou indicar uma quantidade exata de ingredientes para você fazer quantas folhas quiser. É só pensar assim: uma folha de couve média, por exemplo, vai render dois rolinhos. E você precisa, para esses dois rolinhos, de um tanto de cogumelo (ou do recheio que preferir) que preencha a palma da mão. Se estiver usando a folha de uva, que é bem pequena, é só colocar uma colher (sopa) de cogumelos para rechear.

    Como escaldar a folha

    Sua escolha foi uma folha com talos? Então use uma faca para retirá-los (mas não vai jogar o talo fora, hein? Use para fazer um sucão verde).

    Depois, leve as folhas, uma de cada vez, a uma panela alta com água fervente em abundância por poucos segundos e retire em seguida com muito cuidado e coloque num tabuleiro bem esticadinha, separada uma das outras, para esfriar. Escalde quantas folhas quiser e reserve.

    Como saltear os cogumelos

    Agora é hora dos cogus: limpe com um papel toalha ou pano de prato se estiver muito sujo de terra (nada de lavar, hein? Cogumelo é um fungo, absorve muita água). Pré-aqueça uma frigideira, coloque uma colher (sopa) de azeite, adicione os cogumelos, uma colher (chá) de sal e, se quiser uma cor bem bonita, uma colher (chá) de cúrcuma. Deixe dourar levemente, mas cuidado para não emborrachar o cogumelo deixando tempo demais na frigideira, combinado?

    Como montar os rolinhos

    Coloque os cogumelos bem apertadinhos num espaço que corresponda a 1/4 das folhas e enrole e está pronto para comer.

  • You may also like

    No Comments

    Leave a Reply

    Pin It on Pinterest

    Share This