Tenho até dificuldade de expressar o tanto que gosto de rolinhos recheados em geral. A receita da foto é podre de chique: leva nada menos que folhas de uvas frescas que comprei no mercadão de São Paulo por um precinho ótimo no dia que fui dar um curso nas terras paulistas. Recheei as beldades com cogumelos fresquinhos e resolvi ensinar.
Se você, como eu, não tem acesso às folha de uva, saiba que os rolinhos podem ser feitos com taioba ou couve, por exemplo, e recheados como preferir.
Foto da @laradias
Ingredientes
Essa receita é fácil, por isso não vou indicar uma quantidade exata de ingredientes para você fazer quantas folhas quiser. É só pensar assim: uma folha de couve média, por exemplo, vai render dois rolinhos. E você precisa, para esses dois rolinhos, de um tanto de cogumelo (ou do recheio que preferir) que preencha a palma da mão. Se estiver usando a folha de uva, que é bem pequena, é só colocar uma colher (sopa) de cogumelos para rechear.
Como escaldar as folhas
Se você quiser um resultado com mais cor, vale a pena usar a ténica de branqueamento das folhas.
Sua escolha foi uma folha com talos grossos? Então use uma faca para retirá-los. Mas não precisa jogar o talo fora: você pode usá-los depois na hora de bater um sucão verde, por exemplo.
Depois, leve as folhas, uma de cada vez, a uma panela alta com água fervente em abundância por poucos segundos e retire em seguida com muito cuidado.
Coloque num tabuleiro bem esticadinha, separada uma das outras, para esfriar. Escalde quantas folhas quiser e reserve.
Como saltear os cogumelos
Agora é hora dos cogumelos: limpe-os com um papel toalha ou pano de prato.
Pré-aqueça uma frigideira, coloque uma colher (sopa) de azeite, adicione os cogumelos, uma colher (chá) de sal e, se quiser uma cor bem bonita, uma colher (chá) de cúrcuma. Deixe dourar e pronto.
Como montar os rolinhos
Coloque os cogumelos bem apertadinhos num espaço que corresponda a 1/4 das folhas, enrole e está pronto para comer. Há também quem goste de grelhar os rolinhos já prontos.
No Comments