• Receitas

    Estrogonofe cremoso de cogumelos

    Estrogonofe é um prato muito afetivo pra mim. Minha mãe costumava fazer nos meus aniversários, na clássica versão frango e bastante creme de leite. Hoje, devido à minha intolerância à lactose somada à busca por uma alimentação menos industrializada, cortei o consumo de creme de leite da minha vida. É assustador o número de ingredientes presentes naquela caixinha que promete cremosidade…

    Na tentativa de fazer uma releitura do estrogonofe da minha infância, com uma cremosidade à altura, cheguei nessa receita sensacional, que me abraça nos dias em que sinto saudade de casa.

    Sugiro servir da maneira que a gente conhece: batata palha fritinha na hora com arroz branco. Se tiver com preguiça de fazer fritura em casa, procure uma batata palha caseira cujos ingredientes sejam, no máximo, óleo para fritar, batata e sal. Isso vai garantir que você esteja consumindo comida de verdade.

     

    Foto da @diniloris

    Ingredientes para 2 pessoas comerem com fartura:

    200g de castanhas de caju demolhadas (deixar de molho de um dia para o outro, depois, escorrer e descartar a água)

    1 inhame médio bem cozido sem a casca

    1 cl. (chá) de açafrão da terra (conhecido também como cúrcuma, esse ingrediente é opcional e vai entrar para dar cor ao creme)

    200g de cogumelos frescos bem higienizados (limpar com papel toalha. Não lavar para não absorver água)

    2 cl. (sopa) de azeite

    2 pitadas de sal

    Como fazer o estrogonofe

    Bata as castanhas demolhadas com 1 copo de água morna, o açafrão da terra e o inhame cozido. Se ficar muito grosso, adicione mais água até chegar na textura desejada, deixando num ponto bem cremoso. Reserve.

    Aqueça uma frigideira e coloque o azeite.

    Adicione os cogumelos, e  mexa delicadamente até ficarem dourados. O ponto al dente dos cogumelos, ou seja, com uma consistência levemente firme, demora apenas 3 minutos. Mais tempo do que isso vai deixá-los meio borrachudos, mas tem gente que prefere assim.

    Assim tá bom, ó!

    Após, adicione o creme na mesma panela dos cogumelos e deixe aquecer.

    Experimente e ajuste o sal se for preciso e está pronto!

  • You may also like

    No Comments

    Leave a Reply

    Pin It on Pinterest

    Share This