Basta baixar dois graus pra eu arrumar a desculpa perfeita para fazer cremes, sopinhas, cozidos, e por aí vai. Esse creme de cenoura com gengibre, que tem o poder de acalentar os corações mais gélidos, é a revisitação de uma receita do meu livro Cozinha Extrassensorial.
Cura ressaca, dor de amor e abraça a gente por dentro. Se aprochega, vai:
Ingredientes para 2 pessoas
3 cenouras grandes cortadas em rodelas (eu adoro usar as cascas)
1 litro de água filtrada
1 copo de leite de coco (pode usar no lugar outros leites vegetais gordurosos, tá?)
1 xícara de suco de laranja fresco (escolha a espécie que preferir. sabendo que o grau de acidez da laranja altera o resultado do creme)
1 colher (sopa) de melado de cana
10g de gengibre
1 cravo
1 pitada de noz-moscada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/2 copo de azeite de oliva
Instruções
Coloque todos os ingredientes numa panela, à exceção do leite vegetal, do suco cítrico e do melado de cana. Deixe cozinhar até a cenoura ficar macia.
Leve a mistura para o liquidificador, bata até ficar homogêneo e depois volte com o líquido para a panela para aquecer sem levantar fervura.
Adicione o leite vegetal, o suco cítrico e o melado de cana.
Mexa para incorporar, retire o cravo e sirva imediatamente.
6 Comentários
Que legal!
Outro dia eu cheguei ha um creme bem parecido com esse por causa de uma receita que desandou e eu tive que transformar em outra coisa
o meu não tinha mel e proporcoes diferente de cenoura, gengibre e creme de leite… e nas especiarias tinha só pimenta da jamaica (allspice; que nao deixa de ser um misto de cravo com nos-moscada). ficou bem boa! mas gostei da sua, vou tentar! 🙂
Tente e me conte, moço 🙂
Essa coisa de reinventar receitas é bom demais! Abraço
Pode deixar!
E olha que eu já pensei em várias formas de reinventar a sua. Como usar 5 especiarias chinesas (fagara e anis estrelado devem casar bem aí), trocar creme de leite por manteiga e salpicar folhas de coentro e salsa (ou mesmo folhas da própria cenoura; já experimentou?).
Não experimentei não!
Que acha de fazer, fotografar e me contar? Daí publico a receita nova e te dou os créditos 🙂