É engraçado como os pequenos processos de transformação na cozinha podem mudar completamente os ingredientes. Desde que descobri uma intolerância à lactose, diminuí bastante o consumo de lácteos, como já contei por aqui. Tava sentindo uma falta danada de comer manteiga de sálvia em abundância, e o azeite não tava substituindo bem, já que para essa manteiga de sálvia ficar no ponto perfeito, ela precisa borbulhar quando aquecida, a ponto de ficar levemente marrom.
Eis que resolvi congelar, nessas forminhas próprias para fazer gelo, azeite e um bocado de sálvia fresca cortada pequenininha. Quando levei o cubinho à frigideira, a mágica aconteceu! O azeite, por causa do processo de congelamento, ganhou outra textura. Afora que incorporou o cheiro e gosto da sálvia lindamente.
Olha que coisa:
Foto da @diniloris
Ingredientes
1 forminha de gelo
Sálvia ou qualquer outra erva fresca de sua preferência a gosto
Raio gourmetizador
Sou a louca dos óleos essenciais, tanto que lancei o livro Cozinha Extrassensorial, que casa receitas com óleos essenciais brasileiros. Então, se você quiser dar um “tchan” nessa receita, vale adicionar 1 gota de óleo essencial comestível da sua preferência (usei o óleo de manjericão) para cada cubinho.
Como fazer
Pique a erva bem e reserve.
Preencha a forminha de gelo com azeite (quantos quadradinhos quiser!)
Distribua a sálvia na forminha de maneira equivalente. O ideal é não colocar folhas demais.
Se você for usar o óleo essencial, pingue apenas uma gota em cada quadradinho, pra não ficar forte demais, pois esses óleos são super concentrados.
Leve ao congelador e espere solidificar até ficar da cor de manteiga.
Depois é só desenformar e usar!
Uma verdadeira belezinha para passar no pão!
Dicas especiais
Olha que trem mais lindo esse nhoque de batata-doce roxa na manteiga de sálvia! Se você quiser aprender a fazer, clica aqui.
Foto da @diniloris
No Comments