Como boa mineira que sou, amo esse fruto que aqui em Minas é tão abundante! Existem um milhão de formas de fazer quiabo, e tem gente que não curte a baba que ele gera a depender da forma que é feito. Em homenagem a essa galera, trouxe uma receitinha pá-pum de lamber os beiços.
Você pode servir como entradinha ou acompanhamento, mas preciso confessar que vez ou outra acabo almoçando um pratão sem mais nenhum outro ingrediente hahahaha!
Cabem outros temperos nessa receita além dos sugeridos abaixo, então fica a seu critério. Porém, se você quiser conferir a cor bonita da foto, não deixe de adicionar cúrcuma (também conhecida como açafrão-da-terra).
Ingredientes para 1 porção
1 punhado de quiabos crus partidos ao meio
1 cl. (sopa) de molho de soja (shoyu)
1 cl. (sopa) de melado de cana
1 cl. (sopa) de azeite de oliva
1 pitadinha de cúrcuma em pó
Instruções
Aqueça uma frigideira e despeje o azeite por toda a superfície.
Disponha os quiabos de maneira que fiquem separados uns dos outros, salpique a cúrcuma por cima, depois jogue o molho de soja.
Use uma tampa qualquer (que suporte o calor, é claro) para pressionar os quiabos por 1 minuto. Vale a pena virá-los durante esse processo para garantir que soltem o mínimo de água possível.
Se começarem a secar demais, a depender da quantidade de quiabos que você está fazendo ao mesmo tempo, coloque mais azeite.
Deixe dourar de ambos os lados e, quando você sentir que eles estão quase dourados o suficiente, adicione o melado de cana e pressione até secar.
Sirva imediatamente e, se achar que precisa, adicione sal.
Os quiabos ficam sensacionais servidos com esse purê de banana da terra.
Fotona da @diniloris
No Comments