• para guardar na geladeira / pratos principais

    Torta de fubá

    Memórias

    Interior, Minas Gerais, quatro e meia da tarde, café recém coado, janela aberta, céu azul – mas não muito. Nuvem espassa. Esse é o aconchego que essa torta feita com fubá me lembra.

    A depender do fubá (na torta da foto usei um especial, de milho vermelho), a massa muda de cor, podendo ir do amarelo claro ao marrom escuro.

    Foto da Nani Rodrigues (@nanirodrigues)

    “Mas é farinha de milho ou fubá?”

    Há quem conheça a farinha de milho torrada como fubá, inclusive essa é o conceito trazido pela ANVISA. Em Minas Gerais há o costume  – não unânime – de distinguir a farinha de milho torrada do fubá, que é o milho triturado cru. De todo modo, essa receita funciona muito bem tanto com fubá quanto com a farinha de milho, desde que “da grossa”. Mas há tantos tipos de farinha nas 537 cidades de Minas Gerais, que o mais importante de tudo é sentir a masa: ela precisa estar úmida durante o processo de modelagem. Se precisar, adicione mais um pouco de azeite ou água.

    Ingredientes para a base

    4 cl. (sopa) de azeite
    1/2 xícara de água filtrada
    1 xícara de fubá (de moinho d´água, preferencialmente)
    1 pitada de sal

    Instruções para a base

    Antes de começar, unte um tabuleiro pequeno e pré-aqueça seu forno em 180 graus.

    Misture todos os ingredientes numa bacia com as mãos até formar uma massa levemente úmida, que não esfarele.

    Quando o fubá é bem grossinho, hidrata e adere bem à gordura, dando estrutura à torta.

    Se você for usar um fubá fino, vale sentir a massa e talvez adicionar mais gordura aos poucos para chegar à textura indicada, como contei no tópico anterior.

    Prense a massa com as mãos numa forma, de preferência com fundo removível, tomando cuidado para que ela fique uniforme e vá subindo a massa nas bordas, para comportar bem o recheio.

    Leve a massa para o forno por 20´.

    E o recheio?

    A torta da foto é recheada com abobrinha refogada, requeijão de inhame e cogumelos confitados. Sugiro que você use como recheio todos os restinhos da sua geladeira ou o que tiver em mãos, só não vale usar algo aguado, pra não atrapalhar a textura.

    Depois que você rechear como quiser, volte a torta para o forno e asse por mais 30´ minutos na mesma temperatura até a massa ficar bem dourada. Pronto!

    Quer ver como faz por vídeo? Clica aqui!


    A foto é da capa do post é da Lara Dias (@laradias)

  • You may also like

    No Comments

    Leave a Reply

    Pin It on Pinterest

    Share This
    Entrar na lista de espera Inscreva seu e-mail para receber um aviso quando o produto entrar no estoque!