• comidinhas / pratos principais

    Torta de fubá

    Interior, Minas Gerais, quatro e meia da tarde, café recém coado, janela aberta, céu azul – mas não muito. Nuvem espassa. Esse é o aconchego que essa torta feita com fubá de moinho d´água me lembra.

    A depender do fubá (na torta da foto usei um especial, de milho vermelho), a massa muda de cor, podendo ir do amarelo claro ao marrom escuro.

    Há quem conheça a farinha de milho torrada como fubá, inclusive essa é o conceito trazido pela ANVISA. Em Minas Gerais há o costume (não unânime, diga-se de passagem) de distinguir a farinha de milho torrada do fubá, que é o milho triturado cru. De todo modo, essa receita funciona muito bem tanto com fubá quanto com a farinha de milho, desde que grosso.

    Recheei com abobrinha, requeijão de inhame e cogumelos, nessa ordem. Sugiro que você use como recheio todos os restinhos da sua geladeira ou o que tiver em mãos.

    Ingredientes

    4 cl. (sopa) de azeite
    1/2 xícara de água
    1 pitada de sal
    2 copos de fubá de moinho d´água

    Instruções

    Antes de começar, unte um tabuleiro pequeno e pré-aqueça seu forno a 210ºC.

    Misture todos os ingredientes numa bacia com as mãos até formar uma massa levemente úmida, que não esfarele. Quando o fubá é bem grossinho, adere bem à gordura, dando estrutura à torta. Se você for usar um fubá fino, vale sentir a massa e talvez adicionar mais gordura aos poucos para chegar à textura indicada.

    Leve o tabuleiro com a massa ao forno por meia hora.

    Depois, tire do forno, recheie como quiser (só não vale usar um recheio aguado demais) e depois volte para o forno e asse por mais vinte minutos ou até a massa ficar bem dourada e está pronta nossa torta!


    A foto é da @laradias

  • You may also like

    Pin It on Pinterest

    Share This