Como usar os vegetais de forma integral?
Muita gente me escreve dizendo que não sabe o que fazer com os talos do brócolis, salsão, taioba, couve, couve flor, espinafre, rúcula e companhia.
De uma coisa eu sei: não faz sentido a gente continuar jogando comida fora num mundo onde, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), 1/3 da produção de vegetais é desperdiçada, né?
Olha o tanto de opções:
- talos em geral ficam ótimos se cortados e refogados com bastante azeite;
- podem ser fermentados (use a calda base dessa receita de picles da época)
- assados com óleo vegetal e algumas especiarias faz sucesso entre as pessoas que atendo na consultoria de planejamento alimentar
- moídos no pesto de folhosas moram na minha geladeira
- picados e grelhados dão crocância às sopas e arrozes
- se cozidos por meia hora em água salgada rendem um belíssimo caldo vegetal (descarte os sólidos), que entra nas sopas, feijões, arrozes…
Sendo raros os vegetais comestíveis cujas cascas não podemos comer, é importante começar com os que você já tem certeza e sempre estar pesquisando a respeito em fontes confiáveis. Os próprios produtores são as melhores pessoas para dizer!
Mas e a história de que os agrotóxicos estariam nas cascas?
Existe um mito que se a gente lavar os vegetais com água sanitária, vinagre, bicarbonato de sódio, iodo ou cloro, por exemplo, vamos nos livrar do veneno. Mentira, viu? Não há produto que extermine os agrotóxicos. Dê prefrência aos vegetais agroecológicos sempre que puder e, se não puder, não tenha medo de usá-los integralmente.
Use as cascas da banana num sucão, as de maçã pra fazer o vinagre do blog da maravilhosa Cristal Muniz, a rama da cenoura numa farofa, cozinhe/asse/grelhe tudo com casca ou, se preferir, descasque e guarde tudo num pote no congelador para fazer caldo verde depois.
Para você ter ideia, aqui em casa eu frito casca de batata, faço pesto com folha de brócolis, uso tomates inteiros para molhos (ninguém vai me convencer que fica mais gostoso sem casca e sem semente) e por aí vai.
Um amigo escreveu esses dias dizendo que come inhame cozido de manhã mas acha horrível ter que descascar. Falei pra ele cozinhar inteiro, assim a casca sai todinha e depois ainda vira chips na frigideira. Sonho, né?
Isso sem falar das sementes: as de abóbora viram petisco, das de melão faço leite, muitas outras complementam esta granola pedaçuda.
No Comments